Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Chegou a pickup Ford 1931


  • As fotos são de uma pickup Ford 1931, ela chegou hoje, será nesta pickup que instalarei o motor ford Flathead V8 59ab que estamos atualizando.
  • Esta pickup Ford 1931 foi encontrada em uma pequena cidade no interior de Santa Catarina, próxima da divisa com o Rio Grande do Sul.
  • Terminada a atualização do motor Flathead V8, transformarei esta Ford 1931 em um hot rod.



                                     







segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

  • Sempre vou descrever as medidas em polegadas, pois este é um motor americano e as medias originais são em polegadas, também vou apresentar as medias no sistema métrico para facilitar o entendimento das informações.
  • Identifiquei as especificações volumétricas do Flathead 59ab, este motor é um 239ci (cubic inch) e no sistema métrico 3923cm³ (3.9litros).
  • O diâmetro de cada pistão é de 3,1875” e o curso é de 3,75” em polegadas, transformando para o sistema métrico teremos diâmetro do pistão 8,0963cm e curso 9,525cm, estas medidas correspondem a um motor com configuração standard (padrão de fábrica).

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

01/12/2012 - Tabela das especificações das medidas dos cilindros e dos cursos dos pistões dos Ford Flathead V8




  • 01/12/2012 - Tabela para facilitar os cálculos das retíficas para os ford flatheads V8



domingo, 11 de novembro de 2012


11/11/2012 Inventário das peças.
Finalmente consegui terminar o inventário das peças do Flathead desmontado.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29/08/2012 - Separação das peças.


  • Separamos todas as peças para identificarmos e verificarmos quais são reutilizáveis.

                                        Visão geral de todas as peças e partes do motor


                                       
                                                      Tampas dos cilindros 59AB

                                                      Válvulas, guias, molas e tuchos
                                                       
                                                               Coletor de admissão.

Bloco do motor


sábado, 25 de agosto de 2012

25/08/2012 - Continuamos e terminamos a desmontagem do Flathead.



  • Hoje terminamos de desmontar o Motor Ford Flathead, demorou, pois só trabalhamos no Flathead após o horário normal de trabalho, encontramos várias partes que estavam totalmente travadas e precisaram de muito aquecimento com maçarico e batidas.
  • Para tirarmos a bomba de óleo levamos 12 horas de trabalho aquecendo e batendo, mas finalmente saiu, isso deveria ser um serviço de 30 minutos.
  • Levamos 15 horas para retirar todas as válvulas e guias, estavam tão presas que só foi possível retira-las com o trabalho simultâneo de duas pessoas e muitas batidas, vários guias de válvulas se quebraram, normalmente isso seria trabalho para apenas uma pessoa e não deveria levar mais que 10 minutos por conjunto de válvulas e guias e cerca de 80 minutos para tirar todas.
  • Os pistões saíram com relativa facilidade apenas 3 deram muito trabalho pois estavam demasiadamente enferrujados, levamos cerca de 4 horas para remover cada um destes.
  • Tudo tem um lado bom e o ruim acho que o lado ruim deste projeto já acabou, agora vamos começar a melhor parte, finalmente começaremos a levantar as informações técnicas.
  • Não começamos a limpeza do bloco do Flathead e das peças mas já saiu muita sujeira e ferrugem de dentro deste Flathead.
  • Durante a próxima semana postarei fotos mais interessantes e informações.




Ferrugem que saiu do motor durante a desmontagem.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13/08/2012 - Continuamos a desmontagem do Flathead

  • Continuamos o processo de desmontagem do Flathead 59AB, infelizmente os problemas não ficaram somente de um lado do motor, ao tirarmos a tampa do outro lado, verificamos que dois cilindros estão muito enferrujados e dois estão razoáveis, porem todas as válvulas estão muito enferrujadas deste lado (fotos abaixo).






  • Retiramos o coletor de admissão, vários dutos de admissão estão muito enferrujados, quase obstruídos (fotos abaixo).



  • Retiramos as bombas d'agua, também estão em mau estado, talvez de para recupera-las (fotos abaixo).




  • Retiramos o cárter de óleo e fica cada vez mais evidente que este motor já foi muito  mal tradado, tudo indica que já sofreu retífica ou retíficas anteriores, pois é visível que os trabalhos foram feitos porcamente,  poderemos observar nas fotos que as porcas dos parafusos das bielas não são padronizadas, cada uma é de um tipo, as porcas de trava foram serradas, em algumas  bielas não foram nem colocadas as porcas de trava, pelo jeito os mancais de bielas não foram ajustados e para resolver a falta de folga nos mancais das biela, foram utilizados pedaços de papelão como calços, as porcas castelo que prendem o virabrequim ao bloco estão presas com pedaços de arames no lugar das cupilhas. " Serviço Lamentável" (fotos abaixo).













  • O pescador da bomba de óleo está entupido, e o cárter estava cheio de resíduos sólidos e óleo emulsionado com água, alguns mancais já estão apresentando sinais de oxidação.
















  • Fica evidente que a forma de armazenar um motor é extremamente importante, o motor deve ser guardado em local abrigado e com todos os orifícios devidamente vedados, pois a entrada de água nos cilindros, câmara de combustão, dutos de admissão e dutos de escape é demasiadamente prejudicial ao motor, podendo causar danos irreparáveis ao equipamento.
  • Os próximos passos serão a desmontagem do virabrequim, bielas, pistões e anéis, comando de válvulas, válvulas admissão e escape e a bomba de óleo, até breve.

sábado, 11 de agosto de 2012

11/08/2012 - Chegamos a nossa oficina.

  • Finalmente chegamos a nossa oficina, a ansiedade era tanta que mal descarregamos o Flathead e despejamos duas latas de desengripante em todos os parafusos do motor.
  • Resolvemos abrir hoje mesmo uma das duas tampas, aguardamos alguns minutos para que o desengripante fizesse algum efeito e colocamos a mão na massa.
  • Após retirarmos a primeira tampa, a visão não foi nada boa, pois um dos cilindros e suas duas válvulas (o que está todo à esquerda nas fotos) está totalmente enferrujado, com profundas camadas de óxidos na parede do cilindro e próximo às sedes das válvulas, resultado da entrada de água na câmara de combustão, o cilindro todo à direita está com um risco bastante profundo, os dois centrais estão relativamente bons.
  • A ferrugem dentro do cilindro e válvulas todo à esquerda deve ser um dos motivos do travamento do Flathead, esperamos não encontrar outros.
  • Na próxima semana desmontaremos todo o Flathead para uma análise mais completa e determinarmos se o motor está apto a ser retificado, até lá.