- Continuamos o processo de desmontagem do Flathead 59AB, infelizmente os problemas não ficaram somente de um lado do motor, ao tirarmos a tampa do outro lado, verificamos que dois cilindros estão muito enferrujados e dois estão razoáveis, porem todas as válvulas estão muito enferrujadas deste lado (fotos abaixo).
- Retiramos o coletor de admissão, vários dutos de admissão estão muito enferrujados, quase obstruídos (fotos abaixo).
- Retiramos as bombas d'agua, também estão em mau estado, talvez de para recupera-las (fotos abaixo).
- Retiramos o cárter de óleo e fica cada vez mais evidente que este motor já foi muito mal tradado, tudo indica que já sofreu retífica ou retíficas anteriores, pois é visível que os trabalhos foram feitos porcamente, poderemos observar nas fotos que as porcas dos parafusos das bielas não são padronizadas, cada uma é de um tipo, as porcas de trava foram serradas, em algumas bielas não foram nem colocadas as porcas de trava, pelo jeito os mancais de bielas não foram ajustados e para resolver a falta de folga nos mancais das biela, foram utilizados pedaços de papelão como calços, as porcas castelo que prendem o virabrequim ao bloco estão presas com pedaços de arames no lugar das cupilhas. " Serviço Lamentável" (fotos abaixo).
- Fica evidente que a forma de armazenar um motor é extremamente importante, o motor deve ser guardado em local abrigado e com todos os orifícios devidamente vedados, pois a entrada de água nos cilindros, câmara de combustão, dutos de admissão e dutos de escape é demasiadamente prejudicial ao motor, podendo causar danos irreparáveis ao equipamento.
- Os próximos passos serão a desmontagem do virabrequim, bielas, pistões e anéis, comando de válvulas, válvulas admissão e escape e a bomba de óleo, até breve.
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